terça-feira, 13 de outubro de 2009

Trabalho de correçao da prova NP1

Os alunos abaixo especificados, que compareceram à aula do dia 13/10, deverão postar aqui as respostas da prova. Lembro que somente as melhores notas estão concorrendo aos dois pontos na média NP1.

Prazo para postagem: 24 horas do dia 13/10

Att,
Prof. Pedro Paulo

Alunos que estão concorrendo aos pontos:
Paloma
Lucas Marcos
Wallace Pereira
Jane Viana
Crisângela Sousa
Anna Claudia
Wesley
Rafael Duprat
Israel de Melo
Lucas Feitosa
Vanessa Ribeiro
Mateus Santos
Evelin
Kellen
Vane
Bruno Faustino
Thiago Ileno
Edgar Prereira

8 comentários:

  1. EDGAR PEREIRA DE FARIA RA 988415-7
    TIAGO IRENO MARTINS RA901630-9
    CARMELINO FABRICIO 920678-7
    respostas:
    1-C /2-B /3-D /4-C /5-C /6-D /7-B/8-D /9-E/10-B/ 11-A/ 12-B/ 13-C/ 14-C/ 15-C/16-A

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  2. Israel Fabiola de Melo R.A.: 203465-4
    Lucas da Silva Feitosa R.A.: 949490-1
    Rafael Duprat Ceniccola R.A.: 832443-3

    Turma: EF3/4B30


    Respostas da Prova

    QUESTÃO 01: letra C
    QUESTÃO 02: letra B
    QUESTÃO 03: letra C
    QUESTÃO 04: letra D
    QUESTÃO 05: letra A
    QUESTÃO 06: letra D
    QUESTÃO 07: letra B
    QUESTÃO 08: letra D
    QUESTÃO 09: letra C
    QUESTÃO 10: letra B
    QUESTÃO 11: letra A
    QUESTÃO 12: letra B
    QUESTÃO 13: letra C
    QUESTÃO 14: letra C
    QUESTÃO 15: letra A
    QUESTÃO 16: letra E

    QUESTÃO 17: A necessidade de mudança metodológica no ensino da Educação Física - A EF na escola necessita de maior fundamentação nas propostas e programas de ensino, pois a fragilidade na estruturação curricular pode ocasionar uma desvalorização do componente que historicamente já existira. Quando a EF consegue estabelecer as bases para o desenvolvimento de um programa, a metodologia de ensino utilizada passa a ser um fator preponderante na qualidade do ensino oferecido pela área.

    QUESTÃO 18: Estilo de ensino por comando, estilo de ensino por tarefas, estilo de ensino por avaliação recíproca, estilo de ensino baseado na programação individualizada, estilo de ensino por descoberta orientada e estilo de ensino baseado na solução de problemas. ESTILO DE ENSINO POR AVALIAÇÃO RECÍPROCA: É um 2º passo na direção de tornar o aluno independente; o professor tem um papel preponderante no processo. Ele que escolhe os objetivos, seleciona as estratégias e impõe a organização; o professor delega aos alunos a avaliação da aprendizagem, embora ele mesmo estabeleça os critérios para que a mesma seja efetuada; o aluno vê sua autonomia aumentada no que concerne às atividades de avaliação da aprendizagem. ESTILO DE ENSINO BASEADO NA PROGRAMAÇÃO INDIVIDUALIZADA: Baseia-se no princípio do trabalho individualizado que pressupõe a existência de diferenças físicas e psicológicas entre os alunos; cada aluno trabalha no seu próprio ritmo, desenvolvendo senso de responsabilidade e iniciativa; permite atender a alunos que requeiram cuidados especiais; o professor é muito exigido na programação das tarefas, mas liberado de muitas tarefas organizacionais, podendo dessa forma se preocupar na aprendizagem do aluno.

    QUESTÃO 19: A situação descrita na figura é que a criança está passando cada vez mais tempo dentro do quarto (muitas vezes num espaço fisicamente limitado), sem vivenciar experiências, tanto de movimento adequado, como de sociabilização e interação com o meio em que vive, proporcionando o aparecimento das diversas doenças citadas no texto. Diante desse quadro, o professor de Educação Física deve ter como objetivo principal do seu trabalho, a construção do conhecimento do aluno, a partir da interação do mesmo com o mundo, respeitando o universo cultural do aluno e explorando as diversas possibilidades educativas de atividades lúdicas espontâneas, propondo tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista à construção do conhecimento.

    QUESTÃO 20: PROCEDIMENTAL (SABER FAZER): Composta por técnicas, habilidades ou procedimentos que são executados de acordo com uma determinada finalidade. São os procedimentos que permitem nossa interação e ação no mundo. Sua aprendizagem exige a execução repetida, num processo de tentativa e erro. CONCEITUAL (SABER SOBRE): São englobados conceitos, fatos e princípios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de escolarização, deve "saber sobre". Os conceitos devem fundamentar a realização dos movimentos necessários ao ser humano, na escola ou fora dela. ATITUDINAL (SABER SER): Aprendizagem de valores e atitudes gerais como - responsabilidade, cooperação, respeito, solidariedade, disciplina, autoconfiança, organização, criatividade, etc..

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  3. E.F. Ensino Fundamental. - Turma: EF4B30
    Nome: Lucas Marcos (RA: 933217-0)
    Nome: Palloma Costa (RA: 934337-7)
    Nome: Wallace Pereira (RA: 793860-8)

    Correção:

    1-)C
    2-)B
    3-)C
    4-)D
    5-)A
    6-)B
    7-)B
    8-)D
    9-)E
    10-)B
    11-)A
    12-)A
    13-)E
    14-)C
    15-)D
    16-)E
    continua...

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  4. E.F. Ensino Fundamental. - Turma: EF4B30

    Nome: Lucas Marcos (RA: 933217-0)
    Nome: Palloma Costa (RA: 934337-7)
    Nome: Wallace Pereira (RA: 793860-8)

    continuação...

    17-)Resposta: Experiência: uma categoria central na teoria didática das aulas abertas. O texto fala sobre o ensino aberto e traz suas principais características, onde quando trabalhado corretamente ajuda na reflexão da educação física, e se refere à questão do aluno trazer suas experiências vivenciadas no seu meio habitual. Realizar uma tarefa da melhor forma por meio de experiências já vividas não traz ao aluno repetir um ato já vivenciado mas sim a refletir sobre ele.
    18-)Resposta: ESTILO DE ENSINO POR COMANDO, POR TAREFAS, POR AVALIAÇÃO RECÍPROCA, BASEADO NA PROGRAMAÇÃO INDIVIDUALIZADA, POR DESCOBERTA ORIENTADA, BASEADO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. POR COMANDO: Estilo de ensino, do ponto de vista pedagógico, considerado ultrapassado. Se deve à influência dos militares no campo da Educação Física. POR TAREFAS: Representa o primeiro passo em direção ao ensino centrado no aluno. O professor continua sendo ainda o centro do processo. Ele seleciona os objetivos, escolhe as estratégias, e determina as formas de organização, que são entretanto menos rigorosas.
    19-)Resposta:Abordagem construtivista, pois leva em conta o lado genético e maturacional dos indivíduos envolvidos na atividade física que incentiva a participação do mesmo em seu ambiente, a partir de etapas a serem vivenciadas, desenvolvidas e gradativas para ele. Onde estaria suprindo os déficits motores e preparando-os para futuras atividades alem de suprir a falta de movimentos.
    20-)Resposta:Procedimental (saber fazer)- é fundamental que a criança sabia executar o que foi ministrado na aula de educação física. Conceitual(saber sobre)- é fundamental que a criança tenha conhecimento teórico e prático da matéria ministrada em sala de aula. Atitudinal(saber ser)- é fundamental que a criança seja o que ela aprendeu na aula, aplicando isso ao dia-a-dia, valores que farão dela um cidadão melhor.

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  5. Alunos: Bruno Faustino, RA: 613516-1; Vane Cleide, RA: 718917-6; Vanessa Ribeiro, RA: 679918-3
    Trabalho de correção da prova.
    Respostas objetivas:
    1- C; 2- B; 3- C; 4- D; 5- A; 6- D; 7- B; 8- D; 9- E; 10- B; 11- A; 12- B; 13- C; 14- C; 15- C; 16- A.
    Respostas subjetivas:
    17- O movimento esportivo é parte da Ed.F.Escolar e a condução deste conteúdo pode ser significativo ou não para os alunos. Os objetivos da metodologia de ensino deve basear no desenvolvimento da experiência, prazer e conhecimento do movimento, e não apenas o fazer do treinamento, a repetição, cópia do movimento. A EFescolar é vista como uma disciplina que visa o desenvolvimento motor imposta por um sistema fechado, onde o prof determina o fazer sem considerar como o aluno pode expressar a sua experiência, o conhecimento do saber fazer o movimento, do esporte.

    18- Os estilos de ensino por Mosston são: Estilo de ensino por comando; estilo de ensino por tarefas; estilo de ensino por avaliação recíproca; estilo de ensino baseado na programação individualizada; estilo de ensino por descoberta orientada; e estilo de ensino na solução de problemas.

    Características do Estilo de Ensino por avaliação recíproca:
    É um passo na direção de tornar o aluno independente. É o prfessor que escolhe os objetivos, estratégias e organiza, mais ele delega aos alunos a avaliação de aprendizagem, embora ele mesmo estabeleça os critérios para que a mesma seje efetuada. A metodologia consiste em fornecer aos alunos critérios que serão utilizadospor eles mesmos para avaliarem os colegas.

    Características do Estilo de Ensino Baseado na Programação Individualizada:
    Este estilo é bem desenvolvido no sentido de liberar o aluno do seu estado de dependência, baseia-se no princípio do trabalho individualizado que pressupõe a existência de diferenças físicas e psicológicas entre alunos, cada aluno trabalha no seu próprio ritmo, desenvolvendo responsabilidades e iniciativas. Neste estilo, permite atender alunos que requeiram cuidados especiais. O professor é muito exigido na programação das tarefas, mas às vezes é liberado de tarefas organizacionais, podendo se preoculpar com a aprendizagem do aluno.

    19-Devido a atual realidade da sociedade, cada vez menos pessoas se voltam para a prática de atividades físicas e o ambiente que o indivíduo vive acaba interferindo para que se tornem pessoas sedentárias. A EdF escolar pode influenciar para que essa realidade mude possitivamente, a partir do momento que a escola passar a adotar como objetivos para suas aulas de Ed Física a relevância social, as características sócio-cognitivas dos alunos, que eles tenham o conhecimento da cultura corporal, seja ela no esporte como na dança, ginástica, jogos e outros. Na escola o aluno encontrará o espaço adequado para vivênciar estes movimento e ao mesmo tempo ter o prazer de praticá-los.

    20- Procedimental- Ser capaz de realizar com eficiência atividades e habilidades motoras, sua aprendizagem exige a execução repetida, num processo de tentativa e erro, possibilidades de praticar atividades mais complexas.

    Conceitual- Conceitos, fatos e princípios sintetizando aquilo que o aluno "saber sobre". Saber quando e porque saber fazer.

    Atitudinal- São valores, atitudes e normas sobre o desenvolvimento humano que devem ser ensinados nas aulas de Ed Física (respeito, cooperação, organização, aceitar regras, outros).

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  6. Alunas:Anna Cláudia; Jane; Crisângela.
    Prova de Prática de Ensino.
    Questão 01- c)
    Questão 02- b)
    Questão 03- c)
    Questão 04- d)
    Questão 05- a)
    Questão 06- b)
    Questão 07- b)
    Questão 08- d)
    Questão 09- b)
    Questão 10- b)
    Questão 11- a)
    Questão 12- a)
    Questão 13- d)
    Questão 14- c)
    Questão 15- d)
    Questão 16- b)
    Questão 17- A visão pedagógica do movimento
    O movimento é visto no aspecto externo de sua execução visível e possível de descrição analítica.
    Movimentar-se é só uma forma de disputa do homem com seu mundo, do qual ele recebe os significados.Movimento é um meio de conhecimento e com isso identificamos o significado do movimento. Promover uma Educação Física pensando na construção social do individuo não é uma missão fácil. Uma das estratégias que podem ser utilizadas almejando esta são os esportes, estes que se imprimem como manifestação mundial, e um conteúdo fortemente integrante das aulas de EF podem ser trabalhados de várias maneiras no âmbito escolar. O educador pode tanto introduzir o esporte em uma visão antipedagógica ou então em uma visão pedagógica, pensando no processo acima mencionado.
    Trazer as possibilidades de jogo e de movimento do mundo cotidiano dos alunos apara a aula de Educação Física, tematizá-las de maneira a retroagirem no mundo cotidiano de jogo e provocar uma ampliação das possibilidades de jogo e de movimento. Esse é o conteúdo da reflexão crítica e da transformação de espaços existentes de jogo e de movimento, bem como da própria fabricação de aparelhos de jogo e movimento. Mas a relação de vida também significa aqui achamos que se trata de um ponto muito importante o respeito, a manutenção e a volta produtiva da própria cultura brasileira de jogo e de movimento, crescida historicamente. (Hildebrandt, 2003).

    Questão 18- Os conteúdos conceituais estão relacionados com conceitos propriamente ditos e dele ramifica-se os conteúdos factuais, ou seja, os conhecimentos relacionados aos fatos, acontecimentos, dados, nomes e códigos.
    Já, os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, aquilo que se aprende a fazer, fazendo, como: saltar, escrever com letra cursiva, desenhar, cozinhar, dirigir, podem ser chamados de regras, técnicas métodos, destrezas ou habilidades.
    Os conteúdos atitudinais podem ser agrupados em: valores, atitudes ou normas. Dentre esses conteúdos podemos destacar a título de exemplo: as cooperações, solidariedade, trabalham em grupo, gosto pela leitura, respeito, ética. Vale ainda salientar que esses conteúdos estão impregnados nas relações afetivas e de conivência que de forma alguma podem ser desconsiderados pela escola como conteúdos importantes de serem trabalhados.

    Questão 19- Processo de aprendizagem e educação de uma cultura, desde a infância até a idade adulta. Através do qual um grupo social aos poucos socializa, em sua cultura, os seus membros, como tipos de sujeitos sociais, para a formação integral da criança. A educação física é apenas um meio. Abordagem desenvolvimentista - Tem como seu conteúdo habilidades básicas, habilidades especificas, jogo, esporte e dança. Sua finalidade é a adaptação aos valores presentes na sociedade, para isso fazem uso da equifinalidade, variabilidade, solução de problemas. A temática principal fica por conta das habilidades, aprendizagem e desenvolvimento motor.

    Questão 20- Procedimental: é composta por técnicas, habilidades ou procedimentos que são executados de acordo com a com uma determinada finalidade. Sua aprendizagem exige a execução repetida, num processo de tentativa de erro.
    Conceitual: Conhecimentos de natureza conceitual são englobados conceitos, fatos e princípios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de escolarização, deve “saber sobre”.
    Atitudinal: Conhecimento atitudinal especifico da área. Valores, atitudes e normas sobre o movimento humano constituem a dimensão atitudinal a ser assinada nas aulas de Ed. Física.

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  7. Ed. Física ensino fundamental
    Évelin Dias (918408-2); Kellen Christian (900828-4) Matheus Santos (972005-7)
    Turma:EF3/EF4B30

    Questão 01 C; 02B ; 03C; 04 D; 5 A; 06 D; 07 B; 08 D; 09 E ; 10 B; 11 A ; 12 B ;13 C; 14 C; 15 C ; 16 A.
    17- O esporte como fenômeno social e a análise crítica do esporte.
    O artigo, critica o conceito de esporte como assunto principal do ensino, freqüentemente aplicado nas aulas de educação física. O artigo fala que o esporte é realizado nas aulas sem nenhum tipo de reflexão e questionamento, trata o esporte como um sistema complexo que não possibilita os vários níveis de vivencia do movimento humano, pois o movimento técnico do esporte acaba sendo o mais importante para se obter melhores resultados.
    O autor caracteriza o sistema do esporte com duas regras:
    A regra do sobrepujar;
    A regra da comparação;
    A regra do sobrepujar trata no sentido de vencer, essa regra torna os alunos competitivos.
    E a regra da comparação objetiva trata no sentido de que você precisa se espelhar no melhor para ser como aquele que é campeão.
    Essas regras excluem os alunos que não possuem as melhores habilidades para o esporte
    A concepção pedagógica que reflita criticamente o conceito do esporte que a defesa do autor é que o esporte NASA aulas de educação física deve figurar de maneira que os alunos tenham possibilidade de entender o esporte e mudá -lo de acordo com os seus interesses, suas necessidades e seu próprio modo de vida.

    18- Espectros de estilos de ensino idealizados por Moss estilo de ensino por comando, estilo de ensino por tarefas, estilo de ensino por avaliação recíproca, estilo de ensino baseado na programação individualizada, estilo de ensino por descoberta orientada, estilo de ensino na programação individualizada, estilo de ensino por descoberta orientada, estilo de ensino baseado na solução de problemas. Caracterização de dois estilos.
    Estilo de ensino baseado na solução de problemas
    Acarreta mudanças fundamentais no papel e nas atitudes do professor uma vez que se trata menos de ensinar do que ajudar os alunos a aprender. Ele passa a ser o fator humano incentivador, orientador e assessor do aluno. É o educador no plano mais significativo do termo.
    O aluno é colocado no centro do processo educativo. Ele passa a ser elemento ativo, formulando problemas, buscando respostas, procurando descobrir.
    Princípio de que ”aprender é resolver problemas”.
    É necessário elaborar uma situação problema cuja solução implicará precisamente a busca e aquisição com comportamento desejado, expresso no objetivo.
    É o processo pelo qual o homem descobre novas maneiras de enfrentar uma situação para a qual os métodos estabelecidos e os processos conhecidos se revelam insuficientes e inadequados.

    Estilo de ensino na programação individualizada
    Bem desenvolvido no sentido de libertar o educando do seu estado de dependência.
    Baseia-se no princípio do trabalho individualizado que pressupõe a existência de diferenças físicas e psicológicas entre os alunos.
    Cada aluno trabalha no seu próprio ritmo, desenvolvendo senso de responsabilidade e iniciativa
    Permite atender a alunos que requeiram cuidados especiais.
    Professor é muito exigido na programação das tarefas, mas liberado de muitas tarefas organizacionais, podendo desta forma se preocupar com a aprendizagem do aluno.

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  8. Continuação... Évelin Dias; Kellen Christian; Matheus Santos.

    19- A s crianças em suas casas não tem a oportunidade nem espaço de brincar de se movimentarem estão sendo “engessadas” em seus apartamentos minúsculos, tendo a tecnologia de jogos e brinquedos eletrônicos como o principal meio de lazer. Cabe a escola a responsabilidade de educar as crianças ao movimento possibilitando a vivencias de movimento em seus vários níveis trabalhando as habilidades básicas, especifica e combinadas respeitando a faixa etária deixando o aluno livre para criar e ser um participante ativo nas aulas criando assim um cidadão crítico e com consciência corporal.

    Procedimental (Saber fazer)
    a) básicas: arremessar, saltar, correr, receber, rebater, quicar,chutar, andar, girar,rolar, entre outras, procurando criar o máximo de variações possíveis na realização do
    movimento, com ou sem objetos.
    b) culturalmente determinadas, que são realizadas dentro de manifestações culturais estabelecidas como jogos, modalidades esportivas, dança, lutas e ginástica.
    2. Desenvolvimento de capacidades perceptivo-motoras como antecipação, localização espaço-temporal, lateralidade, percepção auditiva, tátil e visual.



    Conceitual (Saber sobre)
    1. Conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de movimento e limitações.
    2. O corpo e as alterações fisiológicas causadas pelo exercício e seus benefícios para a saúde.
    3. Características das atividades e suas exigências específicas:formas de realização, as regras dos jogos ou modalidades esportivas, a relação espaço-tempo, ritmo, velocidade,intensidade, fluidez.
    4. Análise da realização de movimentos culturalmente determinados em sua própria localidade, na mídia e em seus companheiros.
    5. Os aspectos de historicidade e as características sociais do movimento humano.

    Atitudinal ( saber ser)
    1. Aprendizagem de valores e atitudes gerais como: responsabilidade, solidariedade, respeito, cooperação, sociabilidade, disciplina, organização, autoconfiança,
    autocontrole, incentivar a participação dos colegas, não discriminação dos colegas, companheirismo, auto-conceito positivo, ser criativo, entre outros.
    2. Perceber e aceitar regras como necessárias ao convívio.
    3. Participar de forma autônoma, espontânea das atividades motoras.
    4. Valorizar e apreciar as atividades motoras, percebendo-as como um recurso para usufruto do tempo disponível, ou mesmo como algo belo, participando delas ou apenas assistindo-as.
    5. Buscar utilizar-se de movimentos não prejudiciais nas situações do cotidiano.
    6. Perceber sensações afetivas envolvidas na realização dos movimentos.

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