quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Notas NP1

Prezados alunos,
Disponibilizei no site as médias NP1.

Atenciosamente,

Professor substituto Pedro Paulo

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE

3 comentários:

  1. Objeto de estudo para a turma.

    PCN-> Com o objetivo de propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprender mais e melhor.
    * Elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino;
    * Conjunto de ações cujo o objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o alunos aprenda da melhor forma.
    * Conjunto de ações que busca obter informações sobre o que foi aprendido e como;
    * Elemento de reflexão continua para o professor sobre sua prática educativa;
    * Instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades;
    * Ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.

    Os dois princípios do PCN

    1ª Principio da inclusão:
    Bate de frente com o problema histórico da seletividade. O princípio de que todas as pessoas merecem respeito, independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião, assim como as manifestações socioculturais dos diferentes grupos que constituem a sociedade, fundamenta a afirmação do respeito mútuo.

    2º Principio da diversidade:
    A educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. É atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem a avaliar a eficácia das medidas adotadas. A tenção à diversidade deve se concretizar em medidas que levam em conta não só as capacidades intelectuais e os conhecimentos de que o alunos dispõe, mas também seus interesses e motivações . Esse conjuntos constitui a capacidade geral do aluno para aprendizagem em um determinado momento.
    A atuação do professor em sala de aula deve em conta vários fatores sociais, cultura e a história educativa de cada aluno, como também característica pessoais sensorial, motor ou psíquico, ou de superdotação intelectual.

    Alguns objetivos gerais da ensino fundamental:

    • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia- a- dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio as injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
    • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
    • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva;
    • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.


    Jane Viana 963002-3 / 3B30

    ResponderExcluir
  2. Resumo da aula do dia 27/10/2009
    Aluna: Anna Cláudia Arruda F.C.de Souza.
    RA:879868-0 Turma:3B30

    *Paramentros curriculares nacionais- PCN'S
    é usado para a metodologia de ensino (como fazer, e como ensinar).
    *O PCN interfere, nas definições, nas escolhas de conteudo, na avaliação, na fundamentação teórica.
    *É a ampliação da visão sobre a cultura de movimento.
    *Autonomia para o desenvolvimento de uma pratica pessoal e capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginasticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
    *Principio da inclusão- Busca-se reverter o quadro historico da area de seleção entre individuos aptos e inaptos para praticas corporais, resultantes nexacerbada do desempenho e da eficiencia.
    *Principio da Diversidade- Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se nestabelecem com a consideração das dimensões afetivas,cognitivas,motoras e socioculturais dos alunos.
    *Categorias de conteudos
    *conceitual-(fatos, conceitos e principios).
    *Procedimental-(ligados ao fazer).
    *Atitudinal-(normas, valores e atitudes).
    *Ética,saúde, pluralidade cultural, trabalho e consumo.

    PS:É SÓ UMA PEQUENA AJUDA PARA ESTUDO DIRIGIDO!

    ResponderExcluir
  3. Excelente contribuições!
    Dessa forma vamos contruindo nosso conhecimento.
    Parabens!

    ResponderExcluir