PCN-> Com o objetivo de propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprender mais e melhor. * Elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino; * Conjunto de ações cujo o objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o alunos aprenda da melhor forma. * Conjunto de ações que busca obter informações sobre o que foi aprendido e como; * Elemento de reflexão continua para o professor sobre sua prática educativa; * Instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades; * Ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.
Os dois princípios do PCN
1ª Principio da inclusão: Bate de frente com o problema histórico da seletividade. O princípio de que todas as pessoas merecem respeito, independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião, assim como as manifestações socioculturais dos diferentes grupos que constituem a sociedade, fundamenta a afirmação do respeito mútuo.
2º Principio da diversidade: A educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. É atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem a avaliar a eficácia das medidas adotadas. A tenção à diversidade deve se concretizar em medidas que levam em conta não só as capacidades intelectuais e os conhecimentos de que o alunos dispõe, mas também seus interesses e motivações . Esse conjuntos constitui a capacidade geral do aluno para aprendizagem em um determinado momento. A atuação do professor em sala de aula deve em conta vários fatores sociais, cultura e a história educativa de cada aluno, como também característica pessoais sensorial, motor ou psíquico, ou de superdotação intelectual.
Alguns objetivos gerais da ensino fundamental:
• Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia- a- dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio as injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva; • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Resumo da aula do dia 27/10/2009 Aluna: Anna Cláudia Arruda F.C.de Souza. RA:879868-0 Turma:3B30
*Paramentros curriculares nacionais- PCN'S é usado para a metodologia de ensino (como fazer, e como ensinar). *O PCN interfere, nas definições, nas escolhas de conteudo, na avaliação, na fundamentação teórica. *É a ampliação da visão sobre a cultura de movimento. *Autonomia para o desenvolvimento de uma pratica pessoal e capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginasticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. *Principio da inclusão- Busca-se reverter o quadro historico da area de seleção entre individuos aptos e inaptos para praticas corporais, resultantes nexacerbada do desempenho e da eficiencia. *Principio da Diversidade- Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se nestabelecem com a consideração das dimensões afetivas,cognitivas,motoras e socioculturais dos alunos. *Categorias de conteudos *conceitual-(fatos, conceitos e principios). *Procedimental-(ligados ao fazer). *Atitudinal-(normas, valores e atitudes). *Ética,saúde, pluralidade cultural, trabalho e consumo.
Objeto de estudo para a turma.
ResponderExcluirPCN-> Com o objetivo de propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprender mais e melhor.
* Elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino;
* Conjunto de ações cujo o objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o alunos aprenda da melhor forma.
* Conjunto de ações que busca obter informações sobre o que foi aprendido e como;
* Elemento de reflexão continua para o professor sobre sua prática educativa;
* Instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades;
* Ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.
Os dois princípios do PCN
1ª Principio da inclusão:
Bate de frente com o problema histórico da seletividade. O princípio de que todas as pessoas merecem respeito, independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião, assim como as manifestações socioculturais dos diferentes grupos que constituem a sociedade, fundamenta a afirmação do respeito mútuo.
2º Principio da diversidade:
A educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. É atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem a avaliar a eficácia das medidas adotadas. A tenção à diversidade deve se concretizar em medidas que levam em conta não só as capacidades intelectuais e os conhecimentos de que o alunos dispõe, mas também seus interesses e motivações . Esse conjuntos constitui a capacidade geral do aluno para aprendizagem em um determinado momento.
A atuação do professor em sala de aula deve em conta vários fatores sociais, cultura e a história educativa de cada aluno, como também característica pessoais sensorial, motor ou psíquico, ou de superdotação intelectual.
Alguns objetivos gerais da ensino fundamental:
• Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia- a- dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio as injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva;
• Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Jane Viana 963002-3 / 3B30
Resumo da aula do dia 27/10/2009
ResponderExcluirAluna: Anna Cláudia Arruda F.C.de Souza.
RA:879868-0 Turma:3B30
*Paramentros curriculares nacionais- PCN'S
é usado para a metodologia de ensino (como fazer, e como ensinar).
*O PCN interfere, nas definições, nas escolhas de conteudo, na avaliação, na fundamentação teórica.
*É a ampliação da visão sobre a cultura de movimento.
*Autonomia para o desenvolvimento de uma pratica pessoal e capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginasticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
*Principio da inclusão- Busca-se reverter o quadro historico da area de seleção entre individuos aptos e inaptos para praticas corporais, resultantes nexacerbada do desempenho e da eficiencia.
*Principio da Diversidade- Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se nestabelecem com a consideração das dimensões afetivas,cognitivas,motoras e socioculturais dos alunos.
*Categorias de conteudos
*conceitual-(fatos, conceitos e principios).
*Procedimental-(ligados ao fazer).
*Atitudinal-(normas, valores e atitudes).
*Ética,saúde, pluralidade cultural, trabalho e consumo.
PS:É SÓ UMA PEQUENA AJUDA PARA ESTUDO DIRIGIDO!
Excelente contribuições!
ResponderExcluirDessa forma vamos contruindo nosso conhecimento.
Parabens!