domingo, 13 de setembro de 2009

Trabalho individual: preencher o quadro

Prezado Aluno,

Em nossa primeira aula discutimos sobre a necessidade de a Educação Física escolar ensinar um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de modo a se justificar como componente curricular da educação escolar.

Chegou a hora de apresentar sua contribuição.

Leia o texto: EF NATUREZA CONCEITUAL,PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL da Elisabete dos Santos Freire disponível em nosso site e preencha o quadro com as características do CHA da Educação Física Escolar, conforme sugerido no ROTEIRO DE AULA 01 também disponível no site( clique aqui para acessar o site)

Você tem até a próxima aula para dar sua contribuição. Não esqueça de se identificar no início da sua mensagem (nome completo, RA e turma).

Bom Trabalho!

21 comentários:

  1. Marlon lemes rodrigues RA:993669-6
    turma:EF3B30

    Características do CHA da Educação Física Escolar

    Conhecimentos
    (dimensão conceitual)
    (saber sobre)

    Conceitos, fatos e princípios e saber quando e porque utilizar o potencial do saber fazer.

    Compreender a educação física como responsável pelo desenvolvimento motor do aluno.

    Conhecimento de si mesmo, suas possibilidades e limitações; o corpo e alterações fisiológicas causadas pelo exercício; analise da realização dos movimentos; características sociais do movimento humano.

    Habilidades
    (dimensão procedimental)
    (saber fazer)

    Atividades e habilidades motoras

    Desenvolvimento motor do aluno, por intermédio da aprendizagem do movimento.

    Aprendizagem de habilidades motoras; desenvolvimento de capacidades perceptivo motoras; desenvolvimento de capacidades físicas e motoras.
    Importância da aprendizagem de uma base motora para que o aluno possa praticar atividades complexas.

    Atitudes
    (dimensão Atitudinal)
    (saber ser)

    Normas, atitudes e valores morais e éticos.

    Preocupação com as características do desenvolvimento de criança em relação ao movimento, cognição e afetividade.

    Aprendizagem de valores e atitudes gerais como: responsabilidade, respeito, cooperação, disciplina, organização; perceber e aceitar regras necessárias ao convívio; perceber sensações afetivas envolvidas na realização do movimento.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho Marlon.
    Nosso desafio é colocar em prática (em nossas aulas) esse conjunto de CHAs. Lembrando que para formarmos sujeitos competentes eles terão que mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes para atingir um objetivo específico ou, no caso da EF, utilizar de forma autônoma e crítica seu potencial motor.

    Vamos esperar a contribuiçâo de nossos colegas.

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Juliana Guimarães de Paiva Soares
    RA: 941558-0
    Turma: EF4B30


    A Educação Física foi inserida nas escolas
    brasileiras tentamos convencer as pessoas de sua importância.
    Com esta finalidade foi criado argumentos e elaborou-se
    propostas de trabalho, sempre acompanhando a conjuntura
    política e social vivida pelo país e pelo sistema educacional.
    Primeiramente, procuramos defender a melhoria da saúde e
    da raça. Depois enfatizamos sua capacidade de disciplinar as
    pessoas.Por extensão, a
    Educação Física, para ser reconhecida como um componente
    curricular, tão importantes quanto os outros, deve apresentar
    objetivos claros e um corpo de conhecimentos específicos e
    organizados, cuja aprendizagem possa colaborar para que os
    objetivos da educação escolar sejam alcançados.
    A Educação Física escolar tem sido vista como um
    componente curricular preocupado em ensinar apenas o
    “saber fazer”, constituído de atividades e habilidades motoras.
    O “saber fazer”, ou seja, ser capaz de realizar com eficiência
    atividades e habilidades motoras.
    Sua
    aprendizagem exige a execução repetida, num processo de
    tentativa e erro. Mas, se a prática é algo essencial para a
    aprendizagem de uma habilidade, ela sozinha não basta. A
    motivação para a aprendizagem e utilização de um
    procedimento,depende da
    atribuição de significado e sentido em sua execução.
    podemos afirmar que se a prática da atividade motora, que
    acontece nas aulas, for realizada sem significado e sentido, ou
    seja, sem a compreensão sobre esta execução e suas
    implicações, pode ser uma prática pouco relevante. Por
    exemplo, se nosso aluno não conseguir compreender quais as
    contribuições que aprendizagem de habilidades específicas do
    futebol podem lhe trazer, não verá sentido nas aulas de
    Educação Física.
    talvez esse seja o maior problema do ensino da Educação
    Física: a falta de compreensão do sentido e significado que
    devem nortear a utilização do “saber fazer” deste componente
    curricular.
    “Saber fazer” pode ser o ponto inicial do ensino da
    Educação Física, que como tal deve ser valorizado.
    Entretanto, junto com este saber é preciso que o aluno
    aprenda como, quando e porque se utilizar desse potencial.

    ResponderExcluir
  4. Lucas Marcos Ra: 933217-0
    Turma: EF4B30

    As características dos CHAs:

    Conhecimento e Habilidade.

    A dimensão procedimental é o conhecimento a ser passado ao aluno, cabe ao professor incentiva-lo extrícicamente para que haja um extímulo intrícico, onde irá proporcinar uma melhora no ensino-aprendizagem.
    Já a dimensão conceitual é o que vai ser aprendido nas aulas de educação física, trata-se de um conjuto de conceitos, pricipios e fatos que o aluno deve aprender para que ele possa aprender de forma autônoma no decorrer do processo de escolarização.
    Esses procedimentos são necessario para que o professor possa potencializar o processo de percepção autônoma dos alunos do seu desenvolvimento motor.
    o saber fazer é um ponto inicial das aulas de Educação Física, mas o "saber fazer" não deve ser a única dimensão trabalhada, saber fazer sem conhecimentos sobre pra que fazer, como e quando utilizar esse potencial motor e suas habilidades motoras.
    Essas duas dimensões são importantes para a autonomia do aluno tanto para saber realizar e tambem compreender o porquê da realização dos atos motores.
    Mas não trabalham fatores culturais e sociais.

    Atitudinais:

    Trabalha o "saber ser" que engloba valores, atitudes e regras sobre o movimento humano.
    Que visa ao aluno não so aprender a realizar atos motores mas sim analizar a sociedade em que está inserido.
    Possui um carater incentivador para ajudor o ajudo a compreender e resolver um problema seja social ou individual, são utilizados para a aprendizagem atitudinal atividades motoram culturais lutas, danças, ginásticas e esportes. Os problemas surgiram no decorrer da vida, e na prática da Educação física não é diferente mas esses problemas durante a atividade física por mais que não esteja englobado em um contexto específico a utilização dos "saberes" proporcionaram ao aluno compreender e resolver os problemas adversos.

    ResponderExcluir
  5. Jane Viana da Silva
    RA: 963002-3
    Turma: EF3B30

    Características do CHA da Educação Física Escolar

    Conhecimentos:
    Conceito:

    Importância do ensino fundamental no ambiente escolar.
    Buscar o conhecimento na área de educação física.


    Conceitos, mostrar a importância da educação física para as pessoas, defendendo a importância da educação física para a saúde e para a educação.

    Passar motivação, o aluno tem que compreender a importância que e a aprendizagem de habilidades motora.

    Conhecimento de si mesmo, aprender a lidar com suas limitações, saber quando e por que utilizar esse potencial. Preparar o indivíduo para a utilização do seu potencial motor.

    Habilidades:
    Procedimento:

    Habilidades motoras;
    Aprendizagem do movimento.


    A aprendizagem das habilidades motora básica e fundamental para a formação do, indivíduo o desenvolvimento dessas habilidades deve ser os objetivos das aulas de educação física. Essas habilidades devem ser trabalhadas desde o ensino fundamental, habilidades básicas como: força, velocidade resistência muscular aeróbica, potência e agilidade. O desenvolvimento dessas capacidades tende a trazer benefícios motores e orgânicos.



    Atitudes:

    Um bom desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora, afetiva ou cognitiva, faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina,
    conseqüentemente deixando de realizar ou realizando com pouca freqüência determinadas atividades, o profissional de educação deve ter a preocupação em trabalhar isso com o indivíduo..

    Preocupação com a aprendizagem do individuo, com o aprimoramento motor, com a motivação pela a busca do conhecimento, compreender as características do seu estágio de desenvolvimento, fazer com que o saiba indivíduo ser organizado.

    ResponderExcluir
  6. Jessica Corrêa de Aquino
    RA: 927152-0 / Turma: EF4B30

    CHAs da Educação Fisica Fundamental

    Conhecimento -> saber sobre;
    O aluno deve saber por que e para que está realizando os movimentos;
    Compreender quais as contribuições que a aprendizagem de habilidades podem lhe trazer;
    Conhecimentos de natureza conceitual;

    Habilidades -> saber fazer;
    Atividades e habilidades motoras;
    Executados de acordo com uma determinada finalidade;
    Dimensão procedimental do conhecimento;

    Atitude -> saber ser;
    Valores, atitudes e normas sobre o movimento humano;

    A partir dessas aprendizagem, estaremos ensinado nossos alunos a usar de maneira autônoma todo o seu potêncial para mover-se;
    Saber como, quando e porque realizar atividades/habilidades motoras.

    ResponderExcluir
  7. Nome: Lucas da Silva Feitosa
    R.A.: 949490-1 Turma: EF4B30

    CARACTERÍSTICAS DO CHA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


    Conhecimentos (dimensão conceitual e "saber sobre")

    O texto da Elisabete Freire fala que os "conhecimentos de natureza conceitual são englobados conceitos, fatos e principios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de escolarização, deve 'saber sobre'". Portanto, para se atingir um objetivo durante uma aula de educação física, a primeira etapa a se cumprir é passar para o aluno (de forma clara e objetiva) o que irá acontecer com o seu corpo ao realizar as atividades propostas pelo professor (alterações físicas, fisiológicas e até mesmo sociais). Para isso, é necessário que o profissional de educação física esteja fundamentado, através de muita leitura sobre o tema, para que ele possa passar ao aluno algum tipo de conhecimento científico (que é o grande objetivo das disciplinas nas escolas). A grande verdade é que a Educação Física deve e tem que parar com o famoso "oba oba" nas escolas, tem que parar de pensar que o aluno é uma pessoa que está ali apenas para reproduzir movimentos que ele ja reproduz no seu dia-a-dia, até porque o aluno pensa, critica e questiona, e quando isso acontecer, nós devemos estar prontos para agir de forma fundamentada e objetiva.


    Habilidades (dimensão procedimental e "saber fazer")

    Segundo o texto, a "dimensão procedimental é composta por técnicas, habilidades ou procedimentos que são executados de acordo com uma determinada finalidade. São os procedimentos que permitem nossa interação e ação no mundo. Sua aprendizagem exige a execução repetida, num processo de tentativa e erro". Essa, talvez seja, a área do conhecimento mais trabalhada na Educação Física escolar, porém, muitas vezes trabalhada de forma errada ou deficiente. Ela compreende o desenvolvimento motor do aluno e a aprendizagem dos movimentos realizados dentro da aula de educação física. É importante passar para o aluno (sempre de forma bem clara) a necessidade deles fazerem esses tipos de movimentos, tais como os benefícios que essas ações vão lhes proporcionar. Também é necessário toda uma fundamentação teórica para alcançar esse objetivo. Esse talvez seja o maior erro que o profissional de educação física comete ao dar suas aulas, pensar que não é preciso ler sobre os temas e sobre aquilo que está proposto no projeto pedagógico do lugar onde ele trabalha, fazendo com que ele não atinja os seus objetivos e os da escola de forma completa.


    Atitudes (dimensão atitudinal e "saber ser")

    Compreende a aprendizagem de valores e atitudes gerais como: responsabilidade, respeito, solidariedade, cooperação, disciplina, sociabilidade, organização, autocontrole, etc.. Para alcançar os objetivos dessa dimensão do conhecimento, é necessário que o professor proporcione aos alunos atividades que englobe e que atinja os valores e princípios da sociedade em que ele vive. Atividades em que os alunos possam enxergar as necessidades de se agir dessa maneira para realizar os movimentos, levando essas necessidades para o dia-a-dia dele no convívio com as outras pessoas. Ou seja, é nessa dimensão que o professor deixa de se preocupar um pouco com o aluno e passa a se preocupar mais com a pessoa e com o cidadão que esse aluno vai se tornar. Fazer com que ele aja sempre de forma ética e moral, respeitando as regras do convívio na sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Palloma Costa Rodrigues
    RA: 9343377 Turma: EF4B30


    CONHECIMENTO ~>
    é fundamental que o aluno tenha completo conhecimento sobre o que ele está aprendendo, o que vai interferir em sua vida, pra que saber de determinado assunto, qual será a mudança em sua vida a partir de determinado conhecimento. SABER SOBRE.
    Quando o aluno obter esse conhecimento ele ficará muito mais interessado na aula, e isso trás um desempenho muito melhor para o aprendizado do aluno.

    HABILIDADE ~>
    colocar o conhecimento em prática faz parte do aprendizado. Numa matéria como educação física é essencial ter um equilíbrio entre teoria a prática, é necessário que tenha uma prática de tudo que foi apresentado em sala de aula e acaba se tornando algo muito mais interessante, além de chamar a atenção dos alunos. SABER FAZER.

    ATITUDE ~>
    a parte mais importante de qualquer aprendizado é necessário que o aluno saia da aula modificado, que a partir de então ele se sinta mais completo e mais preparado para o mundo, é necessário que ele tenha em si os valores que foram passados na aula, e que aqueles valores passem a fazer parte dele como cidadão. SABER SER.

    ResponderExcluir
  9. Bianca Cristina Dias dos Santos RA:A115560 tURMA: EF3B30

    Conhecimento
    Na categoria de conhecimentos de natureza conceitual são englobados conceitos, fatos e princípios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de escolarização,de "saber sobre".
    O Ensino da Ed. Física deve possibilitar a aprendizagem do conhecimento sobre o movimento, contemplando as três dimensões: procedimental (saber fazer), conceitual (saber sobre), e atitudinal (saber ser).


    Habilidades
    Aprendizagem de habilidades motoras; desenvolvimento de capacidades perceptivo motoras; desenvolvimento de capacidades físicas e motoras.
    Importância da aprendizagem de uma base motora para que o aluno possa praticar atividades complexas.


    Atitude
    Responsabilidade, solidariedade, respeito, cooperação,
    sociabilidade, disciplina, organização, autoconfiança,
    autocontrole, incentivar a participação dos colegas, não
    discriminação dos colegas, companheirismo, auto-conceito
    positivo, ser criativo, entre outros.

    ResponderExcluir
  10. Thalison Victor
    RA:9056858
    Turma:EF4B30

    Conhecimento:Conceitual (saber sobre)

    Conhecimentos de natureza conceitual são englobados conceitos, fatos e princípios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de escolarização, deve “saber sobre”.
    O “saber fazer”, ou seja, ser capaz de realizar com eficiência atividades e habilidades motoras, constitui a dimensão
    procedimental do conhecimento a ser ensinado nas aulas de Educação Física.

    Habilidade:procedimental (saber fazer)

    O ensino da Educação Física na escola deve
    possibilitar a aprendizagem de diferentes conhecimentos sobre o movimento, contemplando as uma das três dimensões: procedimental (saber fazer).A partir desta aprendizagem, estaremos capacitando nosso aluno para utilizar, de forma autônoma, seu potencial para mover-se, sabendo como, quando e porque
    realizar atividades ou habilidades motoras.

    Atitude : Atitudinal (saber ser).

    Os valores específicos da Educação Física e as atitudes que se quer formar, também devem estar explícitas, passíveis de serem verificadas e avaliadas pelo professor e pelo aluno. Não basta para isso, proclamar o desenvolvimento integral, a formação para a cidadania, ou a socialização. É preciso apresentar formas de selecionar e ensinar conhecimentos atitudinais específicos da área. Valores, atitudes e normas sobre o movimento humano constituem a dimensão atitudinal a ser ensinada nas aulas de Educação Física .






    Portanto,considerando que o objetivo do ensino da Educação Física na escola é preparar indivíduos para a autonomia na utilização de seu potencial motor, quais devem ser os conhecimentos procedimentais, conceituais e atitudinais.

    ResponderExcluir
  11. Nome: Évelin Dias
    RA:918408-2

    Características do CHA da educação física escolar

    COnhecimento (Saber sobre)

    O aluno precisa entender quando e porque utilizar seu potencial. Na dimensão do conhecimento são englobados conceito, fatos e princípios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de escolarização deve “saber sobre”. Os conceitos que devem ser aprendidos na escola, nas aulas de educação física devem ser entendidos como a aprendizagem de um conjunto de conhecimento sobre o movimento humano, que se pode compreender e aplicar e que acompanha o ser humano em todos os momentos em que houver a utilização intencional de movimentos.

    Habilidades ( saber fazer)

    As habilidades são compostas por técnicas que são executadas de acordo com uma determinada finalidade. São os procedimentos que permitem nossa interação com o mundo.

    Atitudes ( saber ser)

    Além dos conceitos e procedimentos específicos da educação física as atitudes também devem estar explicitas nos planos de aula. É preciso apresentar formas de selecionar e ensinar conhecimentos atidudinais que envolve a responsabilidade, o respeito, a solidariedade e a cooperação.

    A partir desta aprendizagem, estaremos capacitando nosso aluno para utilizar , de forma autônoma, seu potencial para move-ser , sabendo como ,quando e porque realizar atividades ou habilidades motoras.

    ResponderExcluir
  12. ALUNO=HUMBERTO MARQUES LEÃO
    MAT= 9367462
    TURMA= EF4B30


    Conhecimento ao (saber sobre)

    Este conhecimento do saber vem desenvolvendo a forma de priorisar a aprendizagem do conhecimento,ao longo das etapas,que nem sempre são especifico da EDUCAÇÃO FÍSICA.
    Assim entende que ainda é preciso buscar uma apresentação.O saber do conhecimento,que são elaboradas nas concepções do procesos de ensino e aprendizagem.

    Habilidaes (saber fazer)

    O professor na área do ensino tende a saber fazer a necessidade de uma nova relação entre o especialista eo o aprendiz capaz de focalizar a reflexão na ação, e favorecer as atividaes no saber fazer apontando para uma mudança de relação entre o sujeito e o conhecimento.

    Atitudes(saber ser)


    A Educação Física vem sendo como instrumento ideológico que ensina o saber ser dentro da estituição escolar trazendo desenvolvimento de crescimento físico e mental,esteve ligado as istituição militares e a classe médica,sendo estes determinantes para a concepção da disciplinas escolares e suas finalidades de um corpo e físico saudável e equilibrado.
    Saber aplicar o plano istituido do conhecimento,e da responsabilidade dentro da disciplina e do respeito mútuo.
    E caracterizando a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação a faixa etária de cada aluno.
    Suas atitudes e concepção abrange o papel da disciplina e o desenvolvimento do trabalho,formando através de suas aulas do saber ser o professor de educaçao física,trabalhando o desenvolvimento corporal e motora do aluno.

    ResponderExcluir
  13. Valdir Pereira Viana
    Turma: EF3B30 RA:999185-9

    CONHECIMENTO - Vem de conhecer,saber,aprimorar, tornar claro aquilo que ainda não se conhece, ou que deseja conhecer mais a fundo. O conhecimento é faz parte de uma boase sólida que precisa ser edificada,pode ser adquirida na faculdade, na rua, nos livros etc. O problema é: quem deseja adquirir o conhecimento? hoje vivemos em um mundo capitalista onde tudo precisa ser prático, mais o que será do mundo sem o conhecimento.


    HABILIDADE - Praticar o que conhece, saber fazer. todo conhecimento que temos é aperfeiçoado com a habilidade. Assim tambem é o conhecimento se não foi usado através da habilidade é um sacrifício em vão. A habilidade na vida do professor de educação física é e sempre será essencial, pois gera disciplina para executar aquilo que está proposto. É a consciência em saber usar o conceito aliado com às ferramentas.

    ATITUDE - Todos querem estar envolvidos, ninguem quer estar comprometido. É por isso que temos que ter a atitude de querer fazer, arriscar se comprometer. Conheço muitas pessoas que tem muito conhecimento, são habilidosas más não tem atitude. As oportunidades vem e elas deixão passar, simplesmente porque não tem a atitude de fazer o que tem de ser feito. Estas três qualidades agregadas, Conhecimento, Habilidade e Atitude com certeza farão daquele quer souber usar um profissional bem sucedido.

    ResponderExcluir
  14. Nancy Pitta
    RA: 903168-5
    Turma: EF4B-30

    Oi Professor!
    Os CHA's da EF Fundamental

    Conhecimento-É o saber sobre - dimensão conceitual.
    Está conceituado naquilo que o aluno ao passar pela escola de saber. Ele deve conhecer e entender sobre o que está aprendendo para então compreender como este conhecimento irá interferir em sua vida.

    Habilidades- É o saber fazer - dimensão procedimal.
    Este está relacionado com o desenvolvimento de capacidades físicas e motoras do indivíduo. As habilidades deve ser trabalhadas com o aluno desde o início da vida escolar, desenvolvendo habilidades básicas fundamentais para que futuramente, ele venha ter uma boa habilidade específica, atingindo assim sua forma motora completa.

    Atitudes - É o saber ser - dimensão atitudinal.
    É a compreensão de valores e atitudes que envolve uma sociedade. Para a criança, a vida em sociedade inicia na escola e é atraves dela junto com a família que ela aprenderá valores moaris e éticos. Para o aluno é importante que ele aprenda valores como respeito, solidariedade, colaboração e outros. O ambiente escolar deve promover situações onde ele busque perceber e aceitar estes valores, formando assim o cidadão.

    ResponderExcluir
  15. Carmem Francisca
    RA: 946392-5
    Turma: EF4B-30

    O Texto argumenta que um dos aspectos problemáticos na EF é que não há uma identificação clara do conjunto de conhecimentos ensinados nas aulas, pois se preoculpa em apenas nas atividades motoras(saber fazer).
    O saber fazer constitui a dimensão procedimal do conhecimento,é composta por técnicas, habilidades ou procedimentos. são os procedimentos que permitem a interação e ação no mundo. Sua aprendizagem consiste na execução repetida de movimentos.
    A dimensão conceitual fala sobre o SABER SOBRE, estão colocados os conhecimentos referentes a conceitos, princípios e fatos sintetizando aquilo que o aluno deve "saber sobre". É ter o conhecimento de quando, como e porque saber o que estão fazendo e o que fazer.
    Dimensão Atitudinal refere-se as norma, atitudes e valores que deve ser ensinados nas aulas, procedimentos que a EF pode atuar junto ao aluno, como respeito, cooperação, organização e outros.

    ResponderExcluir
  16. Fábio Aparecido Oliveira
    RA: 574796-1 EF3B-30

    Procedimal- Refere ao conhecimento do fazer, composta por habilidades motoras, repetições, técnicas. É o saber fazer, um processo de tentativas e erros, é o mais próximo da realização perfeita do movimento e que, segundo Tani et al (1988), a aprendizagem de habilidades básicas nos anos iniciais do ensino fundamental é coerente com a proposição apresentada.
    Conceitual são conhecimentos de natureza dos princípios e fatos. o "saber sobre", conhecer a si mesmo considerando o corpo e as alterações fisiologicas, que ao passar pelo processo educativo, ele saiba sobre o que está fazendo.
    Atitudinal é o comportamento, como ser (saber ser). É um conceito de aprendizagem de valores, regras e atitudes.

    ResponderExcluir
  17. Nome: Laís Rodrigues
    RA:961876-7

    - Características do CHA da educação física escolar:

    - Habilidades ( saber fazer )

    As habilidade são técnicas que executamos de acordo com a finalidade que queremos chegar, fazendo a integração de tudo e todos.

    - Conhecimento ( Saber sobre )

    Todos precisam entender quando e porque utilizar seu potencial. Na dimensão do conhecimento são englobados conceito, fatos e princípios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de escolarização deve “saber sobre”. Os conceitos que devem ser aprendidos na escola, nas aulas de educação física devem ser entendidos como a aprendizagem de um conjunto de conhecimento sobre o movimento humano, que se pode compreender e aplicar e que acompanha o ser humano em todos os momentos em que houver a utilização intencional de movimentos.

    - Atitudes ( saber ser )

    Além dos conceitos e procedimentos específicos da educação física as atitudes também devem estar explicitas nos planos de aula. É preciso apresentar formas de selecionar e ensinar conhecimentos atidudinais que envolve a responsabilidade, o respeito, a solidariedade e a cooperação entre todos.

    A partir destas citados acima, estaremos capacitando todos os nossos alunos para utilizar , de forma autônoma, seu potencial para realizar todas suas atividade do dia -a dia.

    ResponderExcluir
  18. EDGAR PEREIRA DE FARIA22 de novembro de 2009 às 05:10

    CHA( CONHECIMENTOS HABILIDADES ATITUDES) da Educação Física Escolar

    Conhecimentos saber sobre
    Conceitos, fatos e princípios e saber quando e porque utilizar o potencial do saber fazer,de forma que não deixe duvidas sobre oque esta passando para desenvolver a motricidade do aluno.
    Conhecimento do próprio corpo, suas possibilidades e limitações, o corpo e alterações causadas pelo exercício, analise da realização dos movimentos, características sociais do movimento humano.

    Habilidades saber fazer
    Atividades e habilidades motoras
    Desenvolvimento motor do aluno, tendo como exemplo um movimento específico para aprendizagem.
    Aprendizagem de habilidades motoras, desenvolvimento de capacidades perceptivo motoras, desenvolvimento de capacidades físicas e motoras.
    Importância da aprendizagem de uma base motora para que o aluno possa praticar atividades complexas.

    Atitudes saber ser
    Atitudes e valores morais
    Preocupação com as características do desenvolvimento de criança em relação ao movimento, cognição e afetividade para uma boa vivencia motora .
    Aprendizagem de valores e atitudes gerais como: responsabilidade, respeito, cooperação, disciplina, organização, perceber e aceitar regras necessárias para viver em uma sociedade e perceber sensações afetivas envolvidas na realização do movimento como um todo.
    EDGAR PEREIRA DE FARIA
    RA:988415-7
    TURMA: 3B30

    ResponderExcluir
  19. Henrique Dutra Arrais
    Matricula: 7208308


    A dimensão procedimental, visa a preparação, oportunização de vivências motoras, proporcionando formas de aprimoramento e passagem de obstaculos do dia-a-dia. A prática por si só não leva a um resultado consistente e completo, resulta em apenas na repetição do movimento sem a compreensão necessaria.

    A dimensão conceitual, leva para o individuo, o conhecimento, do corpo, do movimento, da historia da pratica realizada, o que irá facilitar a realização do movimento, o cognitivo estimulado, melhora a sua capacidade motora, completando ainda mais o resultado junto com a dimensão procedimental.

    A dimensão atitudinal, proporciona para o aluno, a interação do individuo com o todo, com a sociedade, trabalhando os conceitos de grupo, solidariedade, respeito as regras, facilitando o convívio em sociedade e preparando a maturização do individuo e junto com as dimensões procedimental, conceitual e atitudinal, completam a forma de aprendizagem de uma maneira completa, preparando o aluno, vivenciando o aluno motoramente, estimulando a capacidade de raciocínio, facilitando as suas atividades no dia-a-dia e na escola

    ResponderExcluir
  20. Aluno: Bruno Faustino de Andrade
    R.A: 613516-1 Turma: EF3B30

    CONHECIMENTO (SABER SOBRE) DIMENSÃO CONCEITUAL
    Conhecer, compreender e identificar a composição, função e funcionamento dos sistemas do corpo humano mediante a prática da atividade física.
    Compreender os fatores psicossociais e culturais que influenciam a participação em atividades físicas e os efeitos psicológicos desta prática.
    Compreender como as habilidades motoras são aprendidas, controladas e modificadas ao longo da vida.
    Compreender como se constrói a relação saúde/doença em âmbito pessoal e coletivo mediante a prática da atividade física.

    HABILIDADE (SABER FAZER) DIMENSÃO PROCEDIMENTAL
    Executar atividades específicas que estimulem os diferentes sistemas do corpo humano e relacioná-las com a composição, função e funcionamento destes sistemas, bem como aos fatores psicossociais e culturais destes movimentos realizados nestas atividades específicas.

    ATITUDES (SABER SER) DIMENSÃO ATITUDINAL
    Respeitar os seus e os limites corporais e do outro na realização das atividades físicas.
    Entender a importância do desenvolvimento dos exercícios para a melhora da qualidade de vida e para a realização das atividades da vida diária.
    Motivar-se para a prática da atividade física permanente.
    Descobrir a competência para realizar exercícios específicos para cada sistema do corpo humano.
    Atitude crítica em relação à execução dos exercícios em programas de atividades físicas
    Predisposição para transmitir seus conhecimentos às outras pessoas estimulando-as à
    prática de atividade física permanente.

    ResponderExcluir
  21. PATRÍCIA CARVALHO DE FIGUEIREDO
    TURMA: EF3B30
    RA: 984824-0

    "Característcas do CHA da Educação Física"

    --> CONHECIMENTOS
    ****Dimensão conceitual - Saber Sobre*****

    No Cumprimento de um objetivo nas aulas de Educação Física o aluno deve estar ciente de forma clara, sobre os acontecimentos com seu corpo, físicas e fisiológicas, ao realizar as atividades propostas pelo professor. Por isso o profissional de Educação Física deve estar bem fundamentado em seus conceitos afim de passar aos seus alunos o devido conhecimento científico.

    --> HABILIDADES
    **** Dimensão Procedimental - Saber Fazer******

    O aluno deve ser capaz de realizar atividades que envolvam habilidades motoras. Deve-se executar repetidas vezes o movemento, num processo detentativa e erro. A motivação para a aprendizagem e utilização de um procedimento depende da atribuição de significado e sentido de sua execução, sendo entendido que apenas a prática não é suficiente.

    --> ATITUDES
    ****Dimensão Atitudinal - Saber Ser *****

    É preciso apresentar formas de selecionar e ensinar conhecimentos atitudinais que envolvam a responsabilidade, o respeito, a solidariedade e a cooperação.

    ResponderExcluir