quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Oito passos para a leitura do livro do REINER HILDEBRANT-STRAMANN

Prezado aluno,

A leitura do livro: Textos pedagógicos sobre o ensino da EF deverá ser realizada antes da NP1. Para auxiliá-lo preparamos um cronograma para que a leitura possa ser realizada de forma gradual, sem atropelos de última hora. Se começar hoje você terá cerca de 13 dias para fazer uma boa leitura.

1º passo Dê uma olhada no sumário e analise como o autor distribuiu os assuntos em seu livro. Identifique os três núcleos temáticos presentes na obra (esporte – pedagogia do movimento - educação). Após a leitura rápida da INTRODUÇÃO, leia o artigo O ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL E A ANÁLISE CRÍTICA DO ESPORTE e anote os principais assuntos desse artigo.
Tempo estimado para essa atividade: 40 minutos

2º passo Leia o artigo: CONFIGURAÇÃO PEDAGÓGICA DO MOVIMENTO ESPORTIVO NO ENSINO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA e anote os principais assuntos desse artigo.
Tempo estimado para essa atividade: 40 minutos

3º passo Leia o artigo: O CONTEÚDO ESPORTIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR e anote os principais assuntos desse artigo. Em seguida elabore um resumo do capítulo I contendo os principais assuntos tratados nos artigos 1, 2 e 3. Aproveite para manifestar sua opinião sobre esse capítulo e se concorda ou não com as conclusões apresentadas.
Tempo estimado para essa atividade: 50 minutos

4º passo Leia o artigo: EXPERIÊNCIA: UMA CATEGORIA CENTRAL NA TEORIA DIDÁTICA DAS AULAS ABERTAS e anote os principais assuntos desse artigo.
Tempo estimado para essa atividade: 40 minutos

5º passo Leia o artigo: VISÃO PEDAGÓGICA DO MOVIMENTO e anote os principais assuntos desse artigo. Em seguida elabore um resumo do capítulo II contendo os principais assuntos tratados nos artigos 4 e 5. Aproveite para manifestar sua opinião sobre esse capítulo e se concorda ou não com as conclusões apresentadas.
Tempo estimado para essa atividade: 40 minutos

6º passo Leia o artigo: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, ESPORTE E A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA e anote os principais assuntos desse artigo.
Tempo estimado para essa atividade: 40 minutos

7º passo Leia o artigo: A NECESSIDADE DE MUDANÇA METODOLÓGICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA e anote os principais assuntos desse artigo. Em seguida elabore um resumo do capítulo III contendo os principais assuntos tratados nos artigos 6 e 7. Aproveite para manifestar sua opinião sobre esse capítulo e se concorda ou não com as conclusões apresentadas.
Tempo estimado para essa atividade: 50 minutos

8º passo Hora da síntese. Elabore um resumo do livro a partir da junção dos resumos dos capítulos I, II e III.
Não se esqueça de apresentar suas conclusões sobre o livro, elas são muito importantes para nós.

Pronto! Missão cumprida.
Tempo estimado para essa atividade: 50 minutos

Pode ter certeza, após a leitura desse livro sua argumentação ficará muito mais consistente.

7 comentários:

  1. Valdir Pereira Viana
    Turma:EF3B30 RA:999185-9

    TEXTOS PEDAGÓGICOS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO
    Juntando todos os artigos em único resumo começo dizendo: Assim como a especificidade do assunto falar ou criticar sobre os benefícios e malefícios do esporte na vida de amadores e atletas é mais fácil do que acreditar nos resultados que o esporte proporciona.O esporte e a educação física sempre vão estar ligados um ao outro não só pelo fato de tratar de movimentos do corpo más tambem pela problemática do educar.
    A evasão do esporte na vida das crianças que tratou esse artigo não dando importância às regras existentes, pois as mesmas existiram em qualquer modalidade ou brincadeira. Então não se pode achar que regras vão atrapalhar no desenvolvimento das crianças. Como um contexto geral todo esporte principalmente para criança e jovens tem um significado e na maioria das vezes um compromisso social.
    A educação física sempre irá trabalhar movimento no entanto eu gostaria de criticar a forma como foi comparada na aula de educação física em Recife, nessa aula o autor deixou muito implícito as suas idéias de educação física e o jogo. Não Citando assim a idade dos alunos para um melhor entendimento sobre as dificuldade em entender as regras e qual foi o objetivo da aula. A resposta de como seria uma aula de educação física fica compreendida e classificada como uma aula aberta e fechada, onde a predominância foi de aula fechada, pois a ação exploratória de movimentos ficou restrita a normas ditadas pelo professor.
    Para um bom desenvolvimento e aprendizagem toda a aula poderia ser aberta com média co-participação dos alunos em um outro artigo no livro teve um exemplo de uma aula aberta/fechada com um exemplo de um curso de natação de 10 horas explorando os movimentos dos quatro estilos, onde o professor cria uma situação problema e os alunos a solução desse problema. nessa problemática situação caracteriza-se que os alunos desenvolva meios para vencerem suas próprias dificuldades e chegar a ser um vencedor.
    No artigo seguinte trata-se do processo do conhecimento em busca contínua para adquirir experiência de vida e no esporte sempre em busca da objetividade. O autor diz só adiquire conhecimento através da esperiência; o desenvolvimento esportivo é uma ação que envolve movimentos, muitas vezes limitados e determinados por regras, más o propósito é de aprendizagem principalmente em esporte específico. No quinto artigo tratou da análise biomecânica dos movimentos onde a falta de objetividade muitas vezes só é encontrada em esporte de auto nível. O desenvolvimento motor consiste em aprender e sentir-se na execução do movimento para as experiências individuais. No sexto artigo trata-se da racionalidade e particularidade e o entendimento de pedagogia e educação más o que está explicito mesmo é o desenvolvimento motor, o movimento corporal através do esporte, o esporte tem sua maior totalidade sempre voltada para os movimentos e educação voltadas para o desenvolvimentos da capacidade humana de realização.
    O movimento e o diálogo com o indivíduo e o meio onde ele vive serve para desenvolver suas experiências visando as suas qualidades e um bom desenvolvimento motor. A dedicação das crianças procurando desenvolver suas experiências variando o desenvolvimento e a mecânica dos movimentos como experiências elementares. Tradicionalmente o problema do metódo de ensino é colocado sob o ponto de vista do professor onde ele se pergunta qual é o caminho mais fácil para s chegar a uma boa qualidade de ensino e alcançar os objetivos propostos que seja aceitável para alunos e professor.

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  2. Aluno=HUMBERTO MARQUES LEÃO
    TURMA= EF4B30
    MATRÍCULA=9367462
    PROFESSOR PEDRO PAULO

    O TEXTO trás o conceito do esporte e as reflexões sobre os estudos realizados junto as escolas. O Esporte:objeto de Estudo e Busca do Rendimento no Âmbito Escolar
    O esporte,na sociedade,por muitas vez exerce um papel fascinante de empolgação, mas tão distante,às vezes,é a realidade do que se apresenta nos reflexos desses momentos de agitação.
    O campo do conhecimento da Educação Física parece não apenas ter adotado o esporte como seu principal objeto de estudo e intervenção prática como chega até mesmo a confundir-se com ele, num processo referido como esportivização da Educação Física.
    Educação Física e o Esporte é objeto de transformações pedagógicas e metodológicas de ensino no âmbito escolar,deve-se estabelecer para e com o estudante que as suas características individuais e devem ser respeitadas e que esta forma distinta de aprendizado faz parte do processo de formação humana pautado em competências individuais em competências globais -política, técnica, científica, pedagógica, ética e moral.
    Eu vejo que na escola, o esporte deve ser tratado pedagogicamente, para ampliara atitude crítica dos estudantes, seus conhecimentos, suas posições, seus valores e seu envolvimento na construção de políticas culturais de esporte que beneficiem a todos.
    A Educação Física e Esporte: interferências e manifestações a partir do desenvolvimento social e corporal.
    Um dos pontos centrais é questionar a concepção de esporte que levamos para a escola,o altor dolivro Hidebrandt, a Educação físisica escolar não precisa se ater ao princípio de que o desenvolvimento depende da complexidade do esporte, mas pode ir além.A aula de Educação Física, quando desejamos um desenvolvimento plurilateral para nossas crianças, tem a tarefa de agir contra a redução da complexidade do sistema do esporte.

    Algo que observei no meu estágio quea pedagogia na Educação Física, quando é aplicada no âmbito das escolas e principalmente no Ensino Médio, apresenta vários equívocos nos seus métodos e muita dificuldade de adaptação do estudante, que de certa forma aceita a forma como é tratada tal disciplina, que envolve desde a extrema esportivização até a opção por fazê-la ou não.
    A visão do movimento eu acredito que o corpo adquire um papel fundamental na
    infância, pois este é um modo de expressão e de vinculação da criança com o mundo,movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem,ou seja,como capacidade expressiva o que vai muito além desta concepção mecanicista do movimento.
    Nessa condição,o movimento humano é visto de forma relacional,constituindo nas
    relações entre o sujeito e o mundo,onde fatores internos concepções prévias da criança e extena
    s.
    Eu acredito que as aulas de Educação Física na Educação Infantil devem ser direcionadas partindo das experiências de movimento em três âmbitos:a experiência corporal,material e interação social.

    “Sempre vemos homens movimentando-se, nunca formas de
    movimento.”(Hildebrandt).
    Por fim, que este é um passo relevante para situar a Educação Física na escola na perspectiva de redefinir o próprio papel da escola capitalista. Assim sendo, a metodologia do ensino sintoniza-se com todo um processo de transformação social que está para além da escola e deixamos de reproduzir, pela mediação do trabalho pedagógico, as características do esporte alienado conforme colocado na sociedade em geral.e educação nas aulas de Educação.
    Por fim eu quero resaltar para o questionamento das desigualdades produzidas e, acima de tudo, para que a educação contribua com o desenvolvimento de uma identidade vivenciada,da sociedade em que está inserida, partindo da compreensão do seu mundo vivido, com a plenitude plena de liberdade de ação.

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  3. ALUNO=HUMBERTO MARQUES LEÃO
    TURMA=EF4B30
    MATRÍCULA=9367462

    TEXTOS PEDAGÓGICOS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO


    O TEXTO trás o conceito do esporte e as
    reflexões sobre os estudos realizados junto as escolas. O Esporte:objeto de Estudo e Busca do Rendimento no Âmbito Escolar
    O esporte,na sociedade,por muitas vez exerce um papel fascinante de empolgação, mas tão distante,às vezes,é a realidade do que se apresenta nos reflexos desses momentos de agitação.
    O campo do conhecimento da Educação Física parece não apenas ter adotado o esporte como seu principal objeto de estudo e intervenção prática como chega até mesmo a confundir-se com ele, num processo referido como esportivização da Educação Física.
    Educação Física e o Esporte é objeto de transformações pedagógicas e metodológicas de ensino no âmbito escolar,deve-se estabelecer para e com o estudante que as suas características individuais e devem ser respeitadas e que esta forma distinta de aprendizado faz parte do processo de formação humana pautado em competências individuais em competências globais -política, técnica, científica, pedagógica, ética e moral.
    Eu vejo que na escola, o esporte deve ser tratado pedagogicamente, para ampliara atitude crítica dos estudantes, seus conhecimentos, suas posições, seus valores e seu envolvimento na construção de políticas culturais de esporte que beneficiem a todos.
    A Educação Física e Esporte: interferências e manifestações a partir do desenvolvimento social e corporal.
    Um dos pontos centrais é questionar a concepção de esporte que levamos para a escola,o altor dolivro Hidebrandt, a Educação físisica escolar não precisa se ater ao princípio de que o desenvolvimento depende da complexidade do esporte, mas pode ir além.A aula de Educação Física, quando desejamos um desenvolvimento plurilateral para nossas crianças, tem a tarefa de agir contra a redução da complexidade do sistema do esporte.

    Algo que observei no meu estágio quea pedagogia na Educação Física, quando é aplicada no âmbito das escolas e principalmente no Ensino Médio, apresenta vários equívocos nos seus métodos e muita dificuldade de adaptação do estudante, que de certa forma aceita a forma como é tratada tal disciplina, que envolve desde a extrema esportivização até a opção por fazê-la ou não.
    A visão do movimento eu acredito que o corpo adquire um papel fundamental na
    infância, pois este é um modo de expressão e de vinculação da criança com o mundo,movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem,ou seja,como capacidade expressiva o que vai muito além desta concepção mecanicista do movimento.
    Nessa condição,o movimento humano é visto de forma relacional,constituindo nas
    relações entre o sujeito e o mundo,onde fatores internos concepções prévias da criança e extena
    s.
    Eu acredito que as aulas de Educação Física na Educação Infantil devem ser direcionadas partindo das experiências de movimento em três âmbitos:a experiência corporal,material e interação social.

    “Sempre vemos homens movimentando-se, nunca formas de
    movimento.”(Hildebrandt).
    Por fim, que este é um passo relevante para situar a Educação Física na escola na perspectiva de redefinir o próprio papel da escola capitalista. Assim sendo, a metodologia do ensino sintoniza-se com todo um processo de transformação social que está para além da escola e deixamos de reproduzir, pela mediação do trabalho pedagógico, as características do esporte alienado conforme colocado na sociedade em geral.e educação nas aulas de Educação.
    Por fim eu quero resaltar para o questionamento das desigualdades produzidas e, acima de tudo, para que a educação contribua com o desenvolvimento de uma identidade vivenciada,da sociedade em que está inserida, partindo da compreensão do seu mundo vivido, com a plenitude plena de liberdade de ação.

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  4. ALUNO=HUMBERTO MARQUES LEÃO
    TURMA=EF4B30
    MATR´CULA=9367462

    O texto trás o conceito do esporte e as reflexões sobre os estudos realizados junto as escolas. O Esporte:objeto de Estudo e Busca do Rendimento no Âmbito Escolar
    O esporte,na sociedade,por muitas vez exerce um papel fascinante de empolgação, mas tão distante,às vezes,é a realidade do que se apresenta nos reflexos desses momentos de agitação.
    O campo do conhecimento da Educação Física parece não apenas ter adotado o esporte como seu principal objeto de estudo e intervenção prática como chega até mesmo a confundir-se com ele, num processo referido como esportivização da Educação Física.
    Educação Física e o Esporte é objeto de transformações pedagógicas e metodológicas de ensino no âmbito escolar,deve-se estabelecer para e com o estudante que as suas características individuais e devem ser respeitadas e que esta forma distinta de aprendizado faz parte do processo de formação humana pautado em competências individuais em competências globais -política, técnica, científica, pedagógica, ética e moral.
    Eu vejo que na escola, o esporte deve ser tratado pedagogicamente, para ampliara atitude crítica dos estudantes, seus conhecimentos, suas posições, seus valores e seu envolvimento na construção de políticas culturais de esporte que beneficiem a todos.
    A Educação Física e Esporte: interferências e manifestações a partir do desenvolvimento social e corporal.
    Um dos pontos centrais é questionar a concepção de esporte que levamos para a escola,o altor dolivro Hidebrandt, a Educação físisica escolar não precisa se ater ao princípio de que o desenvolvimento depende da complexidade do esporte, mas pode ir além.A aula de Educação Física, quando desejamos um desenvolvimento plurilateral para nossas crianças, tem a tarefa de agir contra a redução da complexidade do sistema do esporte.

    Algo que observei no meu estágio que a pedagogia na Educação Física, quando é aplicada no âmbito das escolas e principalmente no Ensino Médio, apresenta vários equívocos nos seus métodos e muita dificuldade de adaptação do estudante, que de certa forma aceita a forma como é tratada tal disciplina, que envolve desde a extrema esportivização até a opção por fazê-la ou não.
    A visão do movimento eu acredito que o corpo adquire um papel fundamental na
    infância, pois este é um modo de expressão e de vinculação da criança com o mundo,movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem,ou seja,como capacidade expressiva o que vai muito além desta concepção mecanicista do movimento.
    Nessa condição,o movimento humano é visto de forma relacional,constituindo nas
    relações entre o sujeito e o mundo,onde fatores internos concepções prévias da criança e extenas.
    Eu acredito que as aulas de Educação Física na Educação Infantil devem ser direcionadas partindo das experiências de movimento em três âmbitos:a experiência corporal,material e interação social.

    “Sempre vemos homens movimentando-se, nunca formas de
    movimento.”(Hildebrandt).

    Por fim, que este é um passo relevante para situar a Educação Física na escola na perspectiva de redefinir o próprio papel da escola capitalista. Assim sendo, a metodologia do ensino sintoniza-se com todo um processo de transformação social que está para além da escola e deixamos de reproduzir, pela mediação do trabalho pedagógico, as características do esporte alienado conforme colocado na sociedade em geral.e educação nas aulas de Educação.
    Por fim eu quero resaltar para o questionamento das desigualdades produzidas e, acima de tudo, para que a educação contribua com o desenvolvimento de uma identidade vivenciada,da sociedade em que está inserida, partindo da compreensão do seu mundo vivido, com a plenitude plena de liberdade de ação.

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  5. Aluno: Bruno Faustino de Andrade
    R.A: 613516-1 Turma: EF3B30

    TEXTOS PEDAGÓGICOS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO

    Os textos acabam deixando claro o fato de que a educação física e o esportes sempre estaram ligados um ao outro, não só pelo fato de trabalharem com o corpo, mas também, infelizmente por causa de seus problemas, pricipalmente com relação a educação.
    Pode-se observar também que o fato de existirem regras nas brincadeiras não determina que as crianças tenham dificuldades para interpretá-las. Fica muito nítido também o fato de que a educação física sempre trabalhará com os movimentos.
    A aula se mostra como sendo aberta e fechada simultaneamente, entretanto, com predominância de uma aula fechada haja vista que o professor acaba restringindo a exploração dos movimentos.
    O artigo seguinta o autor procura frisar que o conhecimento so pode ser obtido através de experiencias, e que apesar do desenvolvimento esportivo se dar através de movimentos. muitas vezes estes sao restritos por regras que visam a aprendizagem, principalmente em esportes específicos.
    No artigo seguinte o que mostra mais aparente é o desenvolvimento motor e o movimento corporal através de práticas esportivas.
    Um dos problemas mais evidentes relacionados a educação é o fato do professor não descobrir uma maneira para trasmitir o conteúdo para o aluno de uma forma que seja aceitável para ele e para os alunos.

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  6. Anna Cláudia Arruda 879868-0/3B30.
    O primeiro capítulo traz uma breve discussão sobre algumas questões que permeiam a Educação Física Escolar no Brasil ao longo do século XX, o contexto da apresentação de algumas propostas pedagógicas surgidas a partir da década de 80. Em seguida, discute-se a questão da formação do profissional de Educação Física, desde o modelo tradicional, passando ao científico até a defesa da formação do profissional reflexivo. No capítulo seguinte, discute-se o afastamento que ocorreu entre a produção científica da Educação Física com sua prática pedagógica, utilizando como referência a área da Aprendizagem Motora. Finalmente, o último capítulo apresenta a metodologia e os principais resultados de uma pesquisa conduzida com sete professores pós-graduados, com a intenção de verificar quais foram os avanços alcançados através da adoção do modelo de formação profissional científica e as possibilidades de aplicação do conhecimento científico na prática pedagógica do professor de Educação Física.

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  7. Nancy landim Pitta EF4B-30 RA: 903168-5
    Resumo do livro: TEXTOS PEDAGÓGICOS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO
    O livro fala sobre conceito e reflexões no âmbito escolar. No artigo O Esporte:objeto de Estudo e Busca do Rendimento no Âmbito Escolar, retrada o papel da escola, do esporte junto a sociedade, de como a influencia externa influem no processo de aprendizagem da Ed física, que acaba sendo cobrada com o alto rendimento esportivo dos alunos em fase escolar. No meu ponto de vista, a escola é o local para proporcionar o esporte, mais não o esporte de alto rendimento. O aluno primeiro tem que se desenvolver em suas habilidades motoras com prazer e não por uma obrigação.
    A Educação Física e Esporte: interferências e manifestações a partir do desenvolvimento social e corporal: um dos focos deste texto é de como é o esporte na escola, como ele está sendo introduzido, para Hidebrandt, a Educação físisica escolar não precisa se ater ao princípio de que o desenvolvimento depende da complexidade do esporte, mas pode ir além.
    O esporte na escola: A educação física tem sido de suma importância para estudante, tanto no infantil, fundamental e médio, porem ela esta sendo colocados em segundo plano, professores não procuram trabalhar o desenvolvimento do aluno como um todo. É importante que professores parasse de enrolar (passar a pelota). Professores precisam usar fundamentos que se generalize como um todo (global)e não só o movimento por movimentar. Eu acho que o esporte na escola deve ser bem trabalhado acima de cada individualidade, rompendo paradigmas e buscando sempre o melhor para os alunos

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