sábado, 21 de novembro de 2009

Orientações e dicas de estudo para a NP2

Prezado aluno,

Com o objetivo de direcionar a leitura do texto que serviu de base para elaboração da avaliação NP2 (texto5 pcn – disponível no nosso site) segue abaixo um roteiro de leitura que poderá auxiliá-lo em sua preparação.

1. Faça uma leitura geral do texto. Sabemos que o texto é extenso, porém de leitura agradável e muito relevante. Não deixe para ler de última hora, reserve de duas a três horas para essa leitura.
2. Após essa primeira leitura geral, analise as partes que compõem o documento e tente compreender sua estrutura, seu encadeamento lógico. Dedique uma leitura mais aprofundada aos seguintes assuntos: Objetivos do ensino fundamental; os princípios que orientam a Educação Física no ensino fundamental; As tendências pedagógicas da educação física (focalize a tendência construtivista e o quadro atual da Educação física); educação física e a cultura corporal de movimento; mídia e cultura corporal de movimento; o tema transversal ÉTICA; o que, para quem e como ensinar; avaliação no ensino fundamental; objetivos gerais próprios da educação física no ensino fundamental; critérios de seleção e blocos de conteúdos;organização dos conteúdos: atitudinais, procedimentais e conceituais.
3. Lembre-se!
- O texto foi estruturado para o terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental (4 e 5 ano do ensino fundamental, antigas terceiras e quartas séries);
- para identificar conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais você deve observar o verbo que define o comportamento (uma atitude, uma ação ou uma assimilação de algum conhecimento ou conceito);
- tente identificar qual é a essência dos Pcns, que tipo de educação física ele está propondo, quais valores quer privilegiar, que conteúdos propõem desenvolver, que tipo de aluno pretende formar.
- a prova está extensa, procure ler com atenção os comandos de cada questão.
- nas questões discursivas não fuja do tema, fundamente suas respostas de acordo com o texto e procure responder apenas o que se pede com coerência e coesão textual, além de escrever com letra legível.


Bons estudos e boa prova!